Vírus

Vírus
Os vírus não são incluídos e nenhum dos cinco reinos, pois possuem características particulares. Pelo fato de serem acelulares, alguns autores não os consideram como seres vivos.
A estrutura de um vírus é basicamente muito simples, são dois componentes; uma parte central onde está o material genético (RNA ou DNA), associado a uma capa protetora protéica (capsídeo).
Por não serem formados por células e não possuírem organelas, dizemos que os vírus não possuem autonomia, para conseguir viver eles parasitam outras células.
Os vírus são os menores e mais simples agentes infecciosos, são tão diminutos que só pode ser vistos por microscopia eletrônica. Normalmente, são agentes infecciosos específicos ao tipo de célula que parasitam; vírus que atacam animais não atacam fungos e assim por diante.
Para se replicar, os vírus acoplam – se na célula parasitada, injetam o seu material (DNA ou RNA), destroem o DNA do hospedeiro material (DNA ou RNA) do vírus orienta a síntese de proteínas formando novos vírus. Em aproximadamente 30 minutos, após a infecção, 100 a 200 novos vírus são formados.

Nenhum comentário: