Monera

Reino Monera
Composto por seres unicelulares, procariontes (sem núcleo organizado), autótrofos ou heterótrofos; neste Reino, estão incluídas as Bactérias e as cianobacterias.

Bactérias
São os organismos mais simples e abundantes na terra, isso se deve as adaptações que possuem aos diversos ambientes. A célula da bactéria é formada por membrana plasmática, reforçada por uma parede celular não – celulósica, que pode estar envolvida por uma cápsula gelatinosa. O material genético (DNA, cromossomo circular) encontra --se imerso no citoplasma (região chamada de nucleóide). Na sua maioria são heterótrofos com poucos representantes autótrofos.
Podemos classifica – las com base em suas formas e cores. O método de cores é o Gram. (coloca - se violeta, iodo e álcool para tal estudo e algumas bactérias perdem a coloração enquanto outras mantêm a sua coloração inicial), podendo ser classificado como Gram. positivo (não perdem a cor) ou Gram. negativo (perdem a cor).
Quanto às formas temos: esféricas (cocos), bastões (bacilos), espiralados (espiroquetas) e em vírgula ( vibrião). Os cocos podem estar agrupados em filas (estreptococos), desordenados (estafilococos) ou em cubos (sárcina).
A reprodução das bactérias pode ser assexuada (bipartição ou divisão binária) ou sexuada (conjugação).
São importantes na indústria de laticínios, indústria de bebidas, na agricultura, na flora intestinal de vertebrados, nos ciclos biogeoquímicos da natureza (decompositoras de matéria orgânica, produção de carbono, nitrogênio, etc.).

Cianobactérias
São procariontes, unicelulares ou coloniais, fotossintetizantes e, portanto, autótrofas. Vivem em ambientes marinhos ou em água doce, bem como na superfície terrestre.
As cianobactérias são responsáveis pela transformação do nitrogênio atmosférico em nitrato, o qual é importante para o solo.

Nenhum comentário: