Filo Platelmintos

Filo platelmintos

Composto por vermes achatados, pequenos animais com a forma do corpo alongada, ausência de esqueleto e aparelhos locomotores, tem o corpo mole. Podem ser decompositores (planárias) ou parasitas (Tênias, Esquistossomos) de outros animais.pela primeira vez na escala evolutiva aparece uma estrutura responsável pela excreção. Apresentam alto poder de regeneração, podendo, um pedaço do animal, dar origem a um outro animal. São hermafroditas, executam a troca de gametas por fecundação cruzada (esperma de uma se une ao óvulo da outra), sem autofecundação; são ovíparos com desenvolvimento indireto, sem formas larvais.

Esquistossomose

Verme parasita que apresenta várias fases intermediárias de vida. Quando adulto tem sexo separado (macho e fêmea), habitam veias localizadas no abdome do homem. Possuem ventosas na parte anterior do corpo que servem para fixar o animal e sugar o sangue do hospedeiro. Esta doença, na fase avançada se caracteriza por aumento do voluma do abdome, do fígado e do baço.


Taenia sp.

Verme parasita intestinal que pode ser adquirido através da ingestão de carne, água ou alimentos contaminados com os ovos. São achatados e podendo medir até 12m de comprimento, o corpo apresenta uma cabeça com ventosas e ganchos. Não possuem tubo digestivo, vivem da absorção do alimento já digerido pelo hospedeiro.

Cisticercose

Ocorre quando os ovos se instalam no organismo do homem; o modo mais comum de contágio é por auto – infestação, os ovos penetram pelo revestimento do intestino e atingem a corrente sangüínea. São levados para diversos locais do corpo (olho, cérebro, musculatura corporal) onde se instalam causando danos graves e até a morte dos hospedeiros.

Nenhum comentário: