Filo Porifera

Filo Porifera

Poríferos ou esponjas são animais que apresentam poros na parede do corpo. Vivem em ambientes aquáticos, fixados em rochas, conchas e outros objetos submersos, distribuindo - se desde a superfície até 6mil metros de profundidade. Tem formas, tamanhos e cores variadas.

O corpo parece um saco de paredes grossas, perfurado por muitos poros. A água entra pelos poros, atravessa a parede do corpo e cai numa cavidade denominada átrio. Depois de circular nessa cavidade, sai por uma abertura na parte superior de animal, o ósculo.

Ao entrar pelos poros, a água traz alimentos e oxigênio que são capturados, com a ajuda do batimento dos flagelos, pelos coanócitos, onde são digeridos os nutrientes e efetuada as trocas gasosas, depois são distribuídas por todo o corpo do animal. Ao sair pelo ósculo, a água leva todos os resíduos das atividades celulares do animal (restos alimentares e gás carbônico).

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada. A reprodução sexuada se dá quando o gameta masculino de uma esponja se une com o gameta feminino de outra esponja; forma – se então a célula – ovo que começa a se dividir dando origem a uma larva que nadará até encontrar um lugar adequado para se fixar. A reprodução assexuada ocorre por brotamento ou regeneração. No brotamento, forma – se um broto que crescerá e vai se destaca e se fixa em outro lugar. Na regeneração, um novo animal se formará a partir de um pedaço de outro animal.

Nenhum comentário: