Filo Cnidaria

Filo Cnidaria

Composto por espécies aquáticas com sua maioria de vida livre. Quanto à forma, podem ser pólipos (formas fixas, parecem um saco vazio) ou medusas (formas que apresentam vida livre, parecem um guarda - chuva).

A estrutura do corpo é a mesma para pólipos e medusas. Possuem a parede do corpo formada por duas camadas de células justapostas, entre elas há uma massa gelatinosa (mesogléia). Todos os cnidários tem uma camada externa de células (cnidoblasto) que produz um líquido capaz de provocar queimaduras. A parede do corpo envolve uma região denominada cavidade gastrovascular, que se comunica com o meio externo através da boca. Para se alimentar, utilizam os tentáculos (presentes envolta da boca); o alimento passa para a cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido, e absorvido pelas células da camada interna. Os restos são lançados para fora pela boca. O oxigênio é trazido pela água, se difunde entre as células, os resíduos são eliminados principalmente pela parede do corpo. A reprodução pode ser sexuada (troca de gametas) ou assexuada (brotamento).

Neste grupo pode ocorrer a metagênese (alternância de gerações; os indivíduos apresentam, em uma fase da vida, reprodução sexuada e na fase seguinte assexuada).

Nenhum comentário: