Filo Nematelminto

Vermes mais evoluídos, corpo cilíndrico e alongado com as extremidades afiladas. Vivem livremente no solo, fundo dos mares, poças de água, e em rios e lagos. Parasita de animais e plantas.

Ascaris lumbricoides

Popularmente conhecido como lombriga, este verme parasita o intestino de vertebrados, onde se alimenta de nutrientes já digeridos. Causam, no seu hospedeiro, enfraquecimento, alteração do apetite, dores abdominais, e alternância entre diarréia e prisão de ventre. A contaminação se dá pela ingestão de ovos do verme em água ou alimentos contaminados, além da falta de higiene (lavar as mãos).

Enterobius vermicularis

Popularmente conhecido como oxiúrus, este verme ataca crianças de áreas tropicais onde, geralmente, as condições de higiene são precarias. É o menor dos vermes (medindo cerca de 5mm o macho e 13mm a fêmea ), pode ser contraido por auto - infestação (indivíduo coça a região anal, os ovos embrionários ficam retidos sob as unhas, e ao levar a mão à boca ou ao alimento acontece a contaminação), heteroinfestação ( quando um indivíduo infectado transmite a outro indivíduo através do contato com as mãos ou alimentos), ou retroinfestação ( fêmea realiza a postura dos ovos na região perianal, onde os ovos aberem e amadurecem liberando larvas que migram para o intestino grosso e se transformam em oxiúrus adultos). O hospedeiro tem, como patologia, prurido anal, irritabilidade nervosa, vômitos, insônia, espasmos abdominais. O tratamento se dá através de higiene pessoal, educação sanitária e tratamento do doente.

Ancylostoma braziliense
Causa, na fase larval, a doença conhecida como bicho - geográfico; este é um parasita intestinal comun em cães e gatos. A infestação humana se dá através do contato do homem com areia contaminada, a larva penetra de forma ativa através da pele e causa dermatite serpenteante.

Nenhum comentário: