Filo Anelida

Filo Anelida

Vermes de corpo mole, cilíndrico e segmentados (vários anéis) e com a superfície do corpo coberta por pequenas cerdas. Apresentam tubo digestivo completo, sistema circulatório fechado (com cinco pares de corações laterais), e musculatura corpórea desenvolvida, respiração através da pele (troca gasosa cutânea), e um sistema nervoso ventral. Dividimos os anelídeos em três grupos:

Classe Polichaeta

Predominantemente marinhos, com presença de muitas cerdas no corpo (auxiliam na movimentação do animal); são hermafroditas, mas não possuem clitelo, reproduzem – se por fecundação cruzada e externa, são ovulíparos (põem óvulos), com desenvolvimento indireto; a respiração é branquial; presença de cabeça diferenciada do corpo.

Classe Oligochaeta

Habitam solos úmidos, possuem poucas cerdas; possuem clitelo (fusão de alguns anéis) que desempenha papel importante na reprodução do animal, com fecundação cruzada e recíproca entre os indivíduos (troca de espermatozóides), são ovulíparos (botam óvulos), com desenvolvimento direto; a respiração é cutânea; cabeça não diferenciada do corpo.

Classe Hirudíneo

Predominantemente dulcícolas (terrenos úmidos e raramente marinhos, sem presença de cerdas no corpo; são hermafroditas, mas não possuem clitelo, reproduzem – se com fecundação cruzada e recíproca entre os indivíduos (troca de espermatozóides), são ovulíparos (botam óvulos), com desenvolvimento direto; a respiração é cutânea; presença de ventosas (uma oral, para a alimentação, e uma ventral, para fixação e locomoção) nas extremidades do corpo (são ectoparasitas).

Nenhum comentário: